Madre Mazzarello
REFLEXÃO
Ninguém cresce sozinho. Nem ninguém é feliz sozinho. Com as nossas capacidades e qualidades contribuímos para a felicidade dos outros, construindo e vivendo a nossa própria felicidade. Colocarmo-nos ao serviço dos outros é um excelente projeto de felicidade. É uma riqueza que se ganha. Todos somos importantes e a nossa vida ganha sentido se elaborarmos o nosso projeto de vida com este objectivo.
Maria Domingas Mazzarello nasceu no dia 9 de maio de 1837, filha de José Mazzarello e Maria madalena Calcagno .Foi a primeira de 10 filhos.
Desde muito cedo, Main – apelido de Maria Mazzarello – ajudou a cuidar de seus irmãos menores e dos afazeres domésticos. Começou a frequentar as aulas de catecismo . Em 1850 fez a primeira comunhão. Aos 16 anos, já ajudava seu pai no trabalho dos vinhedos. Já se notava nela forte caráter e espírito de liderança e a capacidade de ter pessoas sempre ao seu redor.Quase todos os dias, bem cedo, Maria descia de Valponasca para frequentar a missa, acompanhada de sua irmã e outras moças. No inverno, esse percurso ficava ainda mais difícil, devido ao frio e à neve.
Com a amiga Petronilla, Maria resolve aprender costura e abrir um salão para ensinar o ofício para as meninas pobres. E assim aconteceu. Logo, as famílias começaram a mandar-lhe as filhas e as aulas de costura tornaram-se aulas de treinamento na virtude. Um dia, um senhor viúvo, entregou-lhe suas filhas para que as educasse. Logo, a oficina passou a ser um novo lar para as várias meninas, que viam em Maria sua segunda mãe. Com o passar do tempo, todos os domingos, após a missa, na praça da igreja, outras crianças se uniam a Maria e a Petronilla, para brincar e divertir-se.
No 14 de maio de 1881 Madre Mazzarello parte deste mundo.
Autor:~~ Helo * . * :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário